sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

CONSTELAÇÃO FAMILIAR



CONSTELAÇÃO FAMILIAR

Constelação Familiar é um trabalho terapêutico, fenomenológico e filosófico que foi desenvolvido pelo psicoterapeuta pedagogo Bert Hellinger.

É um processo de terapia breve e que pode ser elaborado ou praticado tanto individualmente como em grupo. Quando é individualmente, o cliente traz a sua questão ou tema, e o facilitador constelador utiliza como ferramentas de trabalho bonecos ou papeis para a representação simbólica  da  interpretação e leitura da questão.

Quando o atendimento se dá em um grupo, a questão do cliente é exposta pelo mesmo e naquele  momento os participante da vivencia, poderão ser solicitados a participar da representação temática, e que irão constelar também as suas questões.

O objetivo da Constelação Familiar é trazer a tona, questões, atitudes, pensamentos, doenças, ações, medos etc... Muitas vezes inconscientes, imperceptíveis, situações que precisam ser mudadas e que não conseguem serem feitas sem a ajuda de um profissional.

No trabalho de Constelação tanto individual, como em grupo, forma-se um campo de força como uma Egrégora, que é chamado simbolicamente de movimento da alma. É nesse campo energético que os bloqueios inconscientes, de nossos pais, de nossa ancestralidade, de nós mesmos e outros tantos assuntos que fazem parte das nossas vidas ou fizeram parte da vida dos familiares e antepassados e que perduram ainda hoje, vem para a superfície e se mostram consciente.

Nesse processo terapêutico que foi desenvolvido, aparece essa dinâmica escondida e torna-se ampliada, fazendo com que o cliente tome ciência e possa ter uma reconciliação ou resolução das suas dificuldades.

Desta maneira, quando o individuo se liberta das identificações do passado e com familiares a situação oculta fica consciente de si, dando a sua melhora e a cura torna-se mais acelerada.

Qualquer tema pode ser constelado desde desequilíbrios emocionais sem causa aparente, separações, doenças crônicas, desordem financeira, vida profissional e pessoal entre outros muitos temas.

Ismenia Woyame – Psicóloga Psicoterapeuta e Facilitadora Constelar.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário