segunda-feira, 22 de abril de 2013

O Poder do Bom Humor



Cabala - O Poder do bom humor – por Edward Hoffman

Em todo o mundo, a cabala é respeitada por sua sabedoria. Todavia, poucos conhecem a ênfase dada do bom humor na promoção de uma vida espiritual saudável. Por muitos séculos, ela tem considerado o riso como parte do plano de Deus na Terra e a alegria como um traço vital de personalidade. Há mais de 700 anos o Livro do Esplendor declarou que “quando uma pessoa aprende a ser sensata, ela também deve aprender a ser tola”.

Certamente, esse aforismo pode explicar que piadas fazem parte do conhecimento espiritual – podendo até mesmo amplifica-lo. Observar os aspectos bobos, cômicos ou absurdos da vida humana pode às vezes elevar nossa alma muito além do que se estivéssemos observando somente seu lado negro. Claro que nem todo tipo de humor é positivo ou saudável. Alguns podem rir com sarcasmo e crueldade sobre as falhas alheias. Sem dúvida é por isso que o antigo texto Talmud declarou que, dentre as três melhores maneiras de conhecer uma pessoa, uma é descobrir o que ela considera engraçado.

Existe uma linda lenda mística que remonta à antiga Babilônia, há mais de 1500 anos. Um dia o rabino Beroka Hoza’ah estava visitando o movimentado mercado em Beu Lefet. Pouco se sabia sobre ele, mas, conheciam sua reputação de ser excessivamente sério. De repente ele avistou o anjo Elias observando a tumultuosa cena. De acordo com o conhecimento cabalístico, o profeta bíblico Elias ascendeu aos céus em um redemoinho de vento, enquanto ainda vivo e tornou-se um anjo comprometido a ajudar a humanidade na vida cotidiana. Ele viaja disfarçado pela terra, para bem conduzir suas missões divinas.

Entretanto, um grande sábio como Beroka, foi capaz de ver através do disfarce e perguntou: “Diga-me Elias, existe alguém nesse mercado que mereça um lugar no Mundo-Além?” Elias, surpreso com sua identidade descoberta, gentilmente balançou a cabeça e respondeu: “Não Beroka, não existe ninguém aqui neste mercado que mereça um lugar no Mundo-Além. Mas você pode esperar aqui comigo e veremos quem aparece” O anjo e o rabino permaneceram em pé por muitas horas em um canto sossegado do mercado persa. A manhã virou meio-dia, o meio-dia virou tarde.  Várias vezes Beroka pensou avistar alguém merecedor, Elias em resposta balançava a cabeça.

Justamente quando o célebre rabino estava preste a desistir, Elias subitamente declarou: “Aqueles dois homens merecem um lugar no Mundo-Além”. E apontou para dois amigos de aparência comum que passavam pelo mercado. Beroka aproximou-se dos homens e educadamente perguntou: Qual é sua ocupação? “Somos bobos da corte” eles responderam “alegramos aqueles que precisam de uma boa risada. Sempre que vemos duas pessoas discutindo, tentamos estabelecer paz entre elas; fazemos isso provocando risadas.”

Então o famoso sábio aprendeu a importância do bom humor e seu valor dentro do plano divino. Portanto, na próxima vez que você se sentir angustiado – ou se ver enredado em uma discussão – não precisará do conselho de um anjo. Você já sabe que o riso pode elevar sua alma e trazer harmonia entre as pessoas – e isso é genuinamente divino.

Edward Hoffman Ph.D., é professor de psicologia na Yeshiva University, em Nova York.

Ismenia Woyame.

Nenhum comentário:

Postar um comentário