domingo, 1 de dezembro de 2013

SONHOS, PROJETOS E METAS.


Sonhos, Projetos e Metas.
Todos os anos é sempre a mesma coisa. Fazemos planos para futuro, projetamos sonhos nem sempre estão ao nosso alcance, mas, dificilmente traçamos metas e assim o tempo passa e não conseguimos dar um passo maior e ficamos na mesmice porque não traçamos metas o que é diferente de planos, sonhos e projetos, pois, estes não tem foco e desta forma torna-se difícil de realiza-los.

O que faz as pessoas agirem assim? Talvez medo do novo, apego, controle, comodidade, insegurança...

Que tal em vez de ficarmos apenas nos sonhos e projetos, traçamos logo nossas METAS com foco bem definido? Dessa forma já teremos traçado  todo o projeto e sonho e assim fica mais fácil de atingir o foco.

Comece projetando uma meta em primeiro lugar daquilo que você realmente quer e tem capacidade de poder alcançar e realizar. Isso será sua primeira e mais importante, coloque prazo, com dias, em seguida vá traçando outras metas, não muitas, mas que também fazem parte de seus projetos. Quando me refiro a “não muitas” é porque se colocamos muitas metas, perdemos o foco e elas se diluem com os sonhos e assim não investimos energia suficiente e por sua vez fica mais difícil de concretizar e chegar.
Ao criarmos metas precisamos primeiro saber da nossa real capacidade, pois do contrário a não realização levará a muitas frustações e aborrecimentos. Por exemplo: se quero um carro, preciso determinar se é um carro novo ou se é usado, a marca, ano e modelo. É preciso analisar se financeiramente podemos arcar com esse projeto. Um carro novo me trará algumas garantias já um carro usado pode vir com os “vícios” do antigo dono e no final me proporcionar aborrecimentos. Dai minha meta foi alcançada apenas pela metade, e irá acarretar culpa.

Metas necessitam que sejam estabelecidas as de longo, médio e curto prazo. As de curto prazo são sempre as mais fáceis de obter e consequentemente irá fortalecer o processo de realização das outras, assim, nos tornaremos motivados e confiantes, sempre que uma meta é atingida. Podemos até fazer um livrinho de anotações, para as a realizar e as já realizadas; isso ajuda a manter o foco e o entusiasmo.
Para se ter um bom planejamento de metas é preciso que primeiro seja definido separadamente quais áreas de nossa vida queremos mudar ou melhorar. Na profissional (um novo estudo ou trabalho) na afetiva (família, relacionamentos, amigos) na saúde (física ou emocional) ou lazer (viagens) Determinado isso, fica mais fácil se organizar psiquicamente e poder alcançar o equilíbrio e o bem estar para a realização das metas.
Finalmente, para que tudo isso chegue ao alcance é necessário lembrar que além de focar nas necessidades de melhorar ou realizar seus desejos, não esquecer que, persistência, perseverança, determinação, coragem e alguns pequenos sacrifícios fazem parte desse processo além de não desistir e nem recuar ao menor transtorno é parte importante.
Portanto, sonhe, planeje e principalmente trace suas METAS com determinação, foco, clareza e firmeza, só assim ela ou elas chegarão até você.
Você cria a sua realidade! Você é o protagonista de sua própria vida, faça!
Ismenia Woyame.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário