sexta-feira, 15 de março de 2013


Terapia. Um descobrir-se.

Quando devemos procurar?

Quando percebemos que não podemos ou não conseguimos lidar com as nossas dificuldades essa seria a hora de procurarmos uma terapia. Mas, será que precisamos deixar as coisas chegarem a esse ponto? Não seria mais fácil cortarmos caminho e procurar uma autodescoberta antes do pote transbordar, antes que vivamos “Um dia de Fúria”?(Michael Douglas)

O que é terapia?

É a atividade exercida por um profissional que trabalha com técnicas de autoconhecimento e estudos da mente. Podemos dizer que terapeuta é um profissional com formação em psicologia (“ciência que estuda o comportamento  e os processos mentais (experiências subjetivas inferidas através do comportamento)”), ou psicanálise (um campo clínico e de investigação teórica da psique humana independente da psicologia, embora também inserido nesta desenvolvido por Sigmund Freud, médico neurologista austríaco nascido em 1856 que se propõe à compreensão e análise do homem, compreendido enquanto sujeito do inconsciente.

Importante ainda é observar que em linguagem comum, o termo psicanálise é muitas vezes usado como sinônimo de psicoterapia ou mesmo de psicologia. Em linguagem mais própria, no entanto, psicologia refere-se à ciência que estuda o comportamento e os processos mentais, psicoterapia ao uso clínico do conhecimento obtido por ela - ou seja, ao trabalho terapêutico baseado no corpo teórico da psicologia como um todo - e psicanálise refere-se à forma de psicoterapia baseada nas teorias oriundas do trabalho de Sigmund Freud; psicanálise é, assim, um termo mais específico, sendo uma entre muitas outras formas de psicoterapia.)

No campo da psicoterapia, temos diversas abordagens metodológicas, e independente de qual seja essa abordagem, todas as Psicoterapias levam ao mesmo fim, ou seja, a cura e o autoconhecimento do indivíduo.

Muitas vezes a pessoa procura um terapeuta, por indicação de um amigo ou parente, e dessa forma, não está muito interessada em qual é a abordagem ou técnica que o profissional exerce. Ela nesse momento precisa de alguem que a ajude ou lhe dê suporte, e dai, entender o processo pelo qual  está passando. É muito importante o laço formado entre o profissional e o cliente/paciente, pois dai virá todo desenvolver de uma boa terapia. Sem uma empatia e confiança, não há uma terapia positiva.

São várias as abordagens e técnicas psicologicas terapeuticas tais como, Gestaltterapia, Cognitivo Comportamental, Rogeriana, Reichiana, Psicanálise, Terapia Breve, Terapia de casal, que vão desde focar um sintoma especifico ao autoconhecimento como um todo, assim como são várias as demandas de um paciente que precisa de um tratamento por exemplo, um Transtorno de Panico, Depressão, Transtorno de Ansiedade Generalizada até um autoconhecimento ou autodescoberta, um aprender a entrar em contato com suas emoções e sentimentos.

Uma terapia não tem data nem tempo estabelecido para inicio e fim, tudo é estabelecido entre o terapeuta e o paciente/cliente e depende da demanda de quem procura terapia. É importante salientar que muitas vezes uma terapia precisa de um respaldo de um médico psiquiatra pois em muitos casos é necessário um tratamento medicamentoso, porisso uma parceria entre Terapeuta e Psiquiatra é muito util e proveitoso para o paciente.

Portanto, não deixe que seu pote transborde, e nem que seu dia de fúria chegue; uma terapia sempre é boa para uma autodescoberta. É um se ver e se reconhecer com outro olhar.

Ismenia Woyame.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário