quinta-feira, 29 de outubro de 2015

NOSSA CASA: REFÚGIO OU ESCONDERIJO?


NOSSA CASA: REFÚGIO OU ESCONDERIJO?

Há muito venho observando, mas, só recentemente comecei a me dar conta realmente de que nos dias de hoje uma grande quantidade de pessoas tem  “opta do” por diferentes desculpas ou motivos, pelo fato de gostar de ficar em casa, e, com isso,  cada vez mais não conseguem sair. Elas justificam para si próprias e para os outros que não querem fazer isso, mas, o que tenho percebido é que esse “ficar em casa” sobre um ponto de vista psicológico e teórico é que elas estão deprimidas e até desenvolvendo um estado de pânico.

Esse modo de ficar em casa é uma forma de refúgio, segurança e proteção; então me pergunto: será mesmo uma maneira de escamotear seus medos? De se “enganar”? De se expor de falar ou de se expressar? Por que sair? Se aqui estou “protegida” atrás dos meus muros, grades e portas? Por que sair se aqui ninguém vai me incomodar?

A casa representa nosso próprio eu, e qual será o medo que assombra a minha casa além de minha consciência? De sair e me expor, sair para ser “depredada/o”, massacrada/o pela sociedade?

Ou será o medo de me relacionar com alguém, de me entregar, de me mostrar? E ser realmente quem eu sou com meus defeitos, medos, anseios, virtudes e sentimento que nem eu conheço, e por que então me aprisiono em casa? Por que preciso me esconder? É mais forte que eu?

Sair de casa é sair para a guerra das cidades que todos os dias temos que enfrentar. A casa representa nosso refugio sim, um abrigo, mas ficando apenas dentro dela com certeza, não vamos ganhar a guerra.

Um bom guerreiro, mesmo se sentido sozinho,  luta para vencer para se  superar. Ele luta para vencer seus próprios medos, mesmo sabendo que pode contar com os “amigos emocionais invisíveis”  que nos protege dentro de nosso refugio.  Mas, precisamos aprender a colocar nossos escudos e espadas para poder encarar a guerra lá fora de casa, ou até mesmo de cara limpa sem reserva, medos, receios, e desta forma com toda certeza nos tornamos confiantes e vencedores sem depressão e sem pânico ou qualquer síndrome que nos paralise e nos impeça de procurar a felicidade de viver. Ismenia Woyame.

 Ismenia Woyame. Psicóloga e Psicoterapeuta

 

Um comentário: