sexta-feira, 3 de julho de 2015

NOSSAS EMOÇÕES





As Emoções

“O corpo é o veículo dúctil ao pensamento, sujeito aos sentimentos e vitima das emoções”. Autor desconhecido

Já nascemos com o mecanismo emocional formado, porém, só ao longo da vida ou com o nosso desenvolvimento pessoal é que esse mecanismo vai se formando e se solidificando através de nosso meio social e cultural.
Somos mais, ou somos menos, emotivos porque culturalmente aprendemos a demonstrar ou não nossas emoções e sentimentos. As emoções fazem parte do nosso dia a dia e são elas que nos movem, nos paralisa, estimula e nos impulsiona. Elas regulam nosso humor nossas alegrias, tristezas, dores e raivas. São elas que nos fazem entender como nos mantemos nessa vida por que somos pura emoção e isso tudo faz parte de nossa essência.

As emoções são reações psicológicas que envolvem a excitação fisiológica controlada pelo sistema nervoso autônomo. A excitação fisiológica que ocorre quando acontece uma emoção é indistinguível, na maioria dos caos, tem uma maior ou menor intensidade dependendo da emoção e da causa. Assim temos uma descarga maior ou menor de hormônios dependendo dessa emoção.

As emoções são expressadas e reveladas não apenas na excitação física, mas também no comportamento expressivo como na linguagem não verbal variando  com a cultura e sociedade de cada individuo.






São muitas as emoções sentimentos, porém algumas são de origens primárias e básicas. Já nascemos com esse mecanismo e com o tempo se desenvolvem e costumamos reagir dessa forma.

Raiva é um sentimento emotivo ligado a situações negativas. Essa emoção vem de dentro junto com a irritação e nos leva muitas vezes a cometer atos insanos, mas, por outro lado esta energia dispendida para um lado positivo nos leva a tomar decisões contra situações injustas e assim nos fazer perseguir metas novas e construtivas. Cabe a nós saber usar essa energia positivamente. A raiva geralmente está ligada ao estresse e numa explosão de raiva nos sentimos poderosos enquanto os outros ficam temerosos e se afastam.

Medo tal como a raiva nos leva a comportamentos distintos, nestes casos fugimos ou encaramos, ele é uma descarga de adrenalina imensa, o sangue corre mais rápido para os músculos provocando movimentos rápidos, nos imobilizando ainda por pouco espaço de tempo nos permitindo a reação de luta ou fuga que nos provoca  uma sensação de alerta.

Amor vem de situações de satisfação física e psíquica, muitas vezes provocado por situações de afeição ou de satisfação sexual, ela implica na estimulação parassimpática. Ele vai na contra mão das emoções negativas e  nos acalma provocando um estado geral de satisfação nos impulsionando a proximidade ao invés da fuga.

Felicidade oriunda do amor, essa emoção inibe o aparecimento de sentimentos negativos favorecendo um aumento de energia e um prazer pela vida. Fisicamente provoca e nos causa tranquilidade e uma predisposição e motivação para execução de qualquer tarefa que surja.


Tristeza surge após momentos de perda de relacionamentos, trabalho, morte de um ente querido ou após decepções significativas. A tristeza consome um grande potencial de energia interna, levando muitas vezes a frustrações e doenças psicossomáticas como a depressão e outras síndromes.


Somos seres racional e emocional e para sermos saudáveis, precisamos harmonizar e equilibrar nosso lado emocional com o racional para que possamos atravessar todos os percalços que a vida nos apresenta. Ismenia Woyame.  Psicóloga psicoterapeuta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário